FACULTY

Alexandre Rainha Campos

Alexandre Rainha Campos

Alexandre Rainha Campos
Alexandre Rainha Campos
Assistente Graduado de Neurocirurgia no Hospital de Santa Maria e Neurocirurgião Hospital CUF Descobertas.  Fez a sua formação no Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria sob direção do Prof. João Lobo Antunes.  Durante este treino, orientou a sua subespecialização para a cirurgia funcional e estereotáxica com especial dedicação à Cirurgia da Epilepsia. Para tal, realizou em 2008 um fellowship de Cirurgia da Epilepsia num dos maiores centros da Europa, na Universidade de Bona no Serviço do Prof. Schramm. É atualmente o coordenador cirúrgico no Grupo de Cirurgia da Epilepsia do Hospital de Santa Maria, que integra a rede Europeia da Epi-Care (rede europeia para tratamento de epilepsias raras e complexas).  Para além da cirurgia clássica funcional, tem desenvolvido também outras áreas como a neuroncologia, tendo introduzido uma nova abordagem no seu serviço para cirurgia com o doente acordado e mapeamento de áreas eloquentes do cérebro durante a remoção de lesões cerebrais.  É autor de vários artigos e capítulos de livros sobre epilepsia e neuroanatomia. É ainda investigador em diversos projetos nas áreas da epilepsia e neuroncologia, destacando-se o estudo “MORE” sobre DBS no núcleo anterior do tálamo para tratamento da epilepsia e o estudo “ReSurge”, sobre reoperação nos glioblastomas, ambos estudos multicêntricos europeus.  É assistente livre das cadeiras de Neurocirurgia e Neuroanatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.  Atualmente é o Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC) para o biénio 2023-2024.  Foi ainda presidente da Comissão de Treino da SPNC entre 2017-2020 e Vice-Presidente da Direção da mesma Sociedade em 2021-2022. É delegado português da Sociedade Europeia de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional (ESSFN) e membro do painel de cirurgia funcional da European Association of Neurosurgical Societies (EANS).
Alina Rosinha

Alina Rosinha

Alina Rosinha
Alina Rosinha
Médica Especialista em Oncologia Médica desempenhando funções como Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia do Porto, nas Clínicas de Urologia e Digestivos. Coordenadora do Hospital de Dia – Adultos. Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Toxicidades Imunomediadas – MultíTox. Participação em Ensaios Clínicos como Investigadora Principal e Co-Investigadora.

Ana Ferreira

Ana Ferreira
Nota biográfica incompleta.
Ana Figueiredo

Ana Figueiredo

Ana Figueiredo
Ana Figueiredo
Pneumologista desde 1996, dedicada à Pneumologia Oncológica desde 1998 Responsável pela Consulta de Cessação Tabágica desde 2000 Coordenadora da Comissão de Trabalho de Pneumologia Oncológica da SPP (2007 – 2009) Coordenadora da Comissão de Trabalho de Tabagismo da SPP (2013-2015) Vice-Presidente da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (2014 – 2016) Membro do Latin American Working Group for Tobacco Control da ERS, em representação de Portugal (2015-2017) Membro da Direcção do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão desde 2020 e Presidente desde 2024.
Ana Martins

Ana Martins

Ana Martins
Ana Martins
Diretora do S. Oncologia Médica da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental.
Ana Raimundo

Ana Raimundo

Ana Raimundo
Ana Raimundo
Hospital CUF Tejo, Lisboa Assistente Hospitalar Graduada da Especialidade de Oncologia Médica. Coordenadora do Serviço de Oncologia Médica do Hospital CUF Tejo, Cluster Tejo, e Direção Clínica da CUF Oncologia. Faz parte do Scientific Committee de Gastrointestinal Tumors, non-colorectal, da European Society of Medical Oncology (ESMO). Membro da European Society of Medical Oncology (ESMO), EORTC (Gastrontestinal e Melanoma), SPO e Grupo de Investigação de Cancro Digestivo
Ana Torres

Ana Torres

Ana Torres
Ana Torres
É Presidente da Academia Portuguesa de Psicooncologia (APPO) e vogal da Direção da Rede de Serviços de Apoio Psicológico do Ensino Superior (RESAPES-AP). Contribuiu com instrumentos de avaliação e de intervenção na área da psico-oncologia. Conta com várias publicações científicas nacionais e internacionais, comunicações e prémios, bem como, experiência de orientação de estágios, orientações de mestrado e de doutoramento nesta área. As atuais áreas de interesse científico nesta área são as alterações cognitivas e emocionais nos sobreviventes oncológicos e as intervenções de reabilitação dessas alterações.
Ana Varges Gomes

Ana Varges Gomes

Ana Varges Gomes
Ana Varges Gomes
Médica oncologista e com competência em Gestão dos Serviços de Saúde Chair of Scientific Clinical Trials Committee of HNCIG Ex-Presidente do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) European Head and Neck Society Medical Oncology – Officer EORTC Head and Neck group member Investigadora e do-investigadora em diversos ensaios clínicos na área do cancro de cabeça e pescoço Autora e co-autoria de diversos artigos científicos na área do cancro de cabeça e pescoço Revisora de diversas revistas internacionais na área do cancro de cabeça e pescoço.
Anabela Amarelo

Anabela Amarelo

Anabela Amarelo
Anabela Amarelo
Enfermeira especialista em Enf. de Reabilitação no H. Dia de Oncologia da ULS Gaia Espinho Membro da Comissão de Humanização ULS Gaia Espinho Doutoranda em Ciências de Enfermagem (Universidade do Porto- ICBAS/ ESEP) Membro da direção da AICSO (Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia, afiliada da MASCC) e do programa ONCOMOVE (da mesma associação)
Anabela G. Barros

Anabela G. Barros

Anabela G. Barros
Anabela G. Barros
Licenciada em Medicina pela Universidade de Coimbra. Assistente Hospitalar Graduada de Oncologia Médica e Medicina Interna. Diretora do Serviço de Oncologia do CHUC. Presidente do Grupo de Investigação do Cancro Digestivo.
André Mansinho

André Mansinho

André Mansinho
André Mansinho
Oncologista Médico, Director de Investigação Clínica na unidade START Lisboa, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Investigador no Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes. Professor Assistente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
Andreia Chaves

Andreia Chaves

Andreia Chaves
Andreia Chaves
Assistente Hospitalar Oncologia Médica desde 2016, formada no IPO Coimbra. Desde Janeiro de 2020 é Assistente Hospitalar no Serviço de Oncologia Médica do Hospital Amadora-Sintra e CUF Descobertas. Área de preferência: Cancro do Pulmão.
António Araújo

António Araújo

António Araújo
António Araújo
Chefe do Departamento de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas – ICBAS e da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Desde janeiro de 2023 é Diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas – ICBAS da Universidade do Porto. É membro do Conselho Nacional de Oncologia, desde 2013, e membro da Comissão Científica do Registo Oncológico Nacional desde 2019. Foi membro do Comité de Ética da Associação Internacional para o Estudo do Cancro de Pulmão no período 2015-2019, e membro de seu Comité Educacional desde 2019. Foi membro da Comissão Executiva do Grupo Português de Estudos do Cancro do Pulmão, de 2006 a 2012. É membro fundador da REDICAP – Red IberoAmericana de Cancer de Pulmón, fundada em 12 de fevereiro de 2021, e que inclui investigadores oncológicos de Espanha, Colômbia, Argentina, Peru e Portugal. Foi Presidente da Comissão Executiva do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos Portuguesa entre 2017-2022. O Professor Araújo é autor ou contribuiu para mais de 120 artigos científicos e capítulos de livros. É membro titular da ESMO, ASCO, IASLC, Sociedade Portuguesa de Oncologia e Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Foi distinguido, pela Câmara Municipal do Porto, com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, em 2022, e com a Distinção de Mérito Ricardo Jorge, em 2023.
Armandina Fernandes

Armandina Fernandes

Armandina Fernandes
Armandina Fernandes
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Ordem dos Farmacêuticos. Pós-graduação em Economia e Gestão em Serviços de Saúde pela Universidade Fernando Pessoa. Membro da Secção Especializada em Oncologia da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS).
Camila Coutinho

Camila Coutinho

Camila Coutinho
Camila Coutinho
Diretora do Serviço de Oncologia Médica da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, dedicada à patologia oncológica mamária, digestiva e genito-urinária. Co-coordenadora da Unidade Funcional da Mama 2003 – Especialidade em Oncologia Médica, IPO Porto
Camillo Porta

Camillo Porta

Camillo Porta
Camillo Porta
Nota biográfica incompleta.
Carina Teixeira

Carina Teixeira

Carina Teixeira
Carina Teixeira
Interna de Formação Específica em Oncologia Médica do 5º Ano, na ULS São João.
Carla Correia

Carla Correia

Carla Correia
Carla Correia
1999 – 2012: Medicina Interna no Hospital São João 2012 até agora: Hospital de Dia de Quimioterapia no Centro Hospitalar Universitário São João
Carlos Silva

Carlos Silva

Carlos Silva
Carlos Silva
Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Urologia / Diretor do Serviço de Urologia do Hospital de S. João – Porto Professor Catedrático Convidado de Urologia – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) Coordenador do Grupo Oncológico de Urologia do Hospital S. João (2009-2014) Presidente da Comissão de Coordenação Oncológica do Hospital de S. João (2019-2022) Presidente da Direcção do Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos (2021-2023)
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho
Carolina Carvalho
Assistente graduada de Oncologia Médica no Hospital de Guimarães. As suas áreas de interesse são o cancro da mama, o cancro urológico e o cancro hereditário.
Catarina Fernandes

Catarina Fernandes

Catarina Fernandes
Catarina Fernandes
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2008). Internato de Formação Específica em Oncologia Médica no Centro Hospitalar Universitário de São João (2010-2014). Assistente Hospitalar em Oncologia Médica no Centro Hospitalar Universitário de São João desde 2015. Integra o Grupo Multidisciplinar de Tumores do SNC desde 2015. Docente da Cadeira de Neuro-Oncologia, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto desde 2020.
Catarina Pazes

Catarina Pazes

Catarina Pazes
Catarina Pazes
Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (Mandato 2021-2023 e eleita para mandato 2024-2026) Enfermeira Responsável da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da ULSBA Professora Adjunta Convidada do Instituto Politécnico de Beja
Catarina Travancinha

Catarina Travancinha

Catarina Travancinha
Catarina Travancinha
Médica especialista em Radioncologista, especializada em cancro do pulmão. Membro da direção do grupo de estudos do cancro do pulmão e grande entusiasta deste tema.

Cláudia Caeiro

Cláudia Caeiro
Nota biográfica incompleta.
Claúdia Vieira

Cláudia Vieira

Cláudia Vieira
Claúdia Vieira
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em julho de 2003. Em julho de 2019 concluiu o Programa Doutoral de Medicina e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É regente da Unidade Curricular Oncologia Clínica do Mestrado de Oncologia do ICBAS. Colabora no Mestrado de Oncologia ICBAS – IPO Porto e com Escola Portuguesa de Oncologia do Porto (EPOP), entre outras atividades de formação pré e pós-graduada. Assistente Hospitalar de Oncologia Médica, no Instituto Português de Oncologia Porto Francisco Gentil desde 2011. Em 25 de setembro de 2011 obteve a European Certification on Medical Oncology, promovida pela ESMO (Sociedade Europeia de Oncologia Médica). Pertence ao Grupo de Trabalho “Sobreviventes” da SPO. Pertence à Direção do GECCP Investigadora do Centro de Investigação do IPO do Porto (CI-IPOP), tendo colaborado em inúmeros ensaios clínicos. Colabora na Associação Mama Help, no Porto. Autora de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros. Áreas de interesse: cancro da mama, cancro de cabeça e pescoço, dor oncológica, nutrição, tratamento de suporte, rastreio/ diagnóstico precoce e sobreviventes.
Cristiana Marques

Cristiana Marques

Cristiana Marques
Cristiana Marques
Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina do Porto em 2010. Iniciou em 2012 o internato de formação específica em Oncologia Médica no Centro Hospitalar S. João, tendo concluído o mesmo em 2017. Desde Maio de 2018, que exerce funções de Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. Tem como principais àreas de atuação o tratamento dos cancros ginecológicos e mama.
Cristina Fonseca

Cristina Fonseca

Cristina Fonseca
Cristina Fonseca
Hospital Garcia de Orta, Almada Especialista em Gastrenterologia Especialista em Hepatologia Coordenadora no Hospital Garcia de Orta: Consulta de Hepatologia Consulta de Oncologia Hepática Consulta de Reunião Multidisciplinar de Oncologia Hepática Hospital de Dia de Hepatologia
Cristina Sarmento

Cristina Sarmento

Cristina Sarmento
Cristina Sarmento
Nota biográfica incompleta.
Daniela Almeida

Daniela Almeida

Daniela Almeida
Daniela Almeida
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2006. Especialidade em Oncologia Médica no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e pela Ordem dos Médicos em 2014. Assistente Graduada de Oncologia Médica no CHUSJ. Docente do Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da Universidade do Porto (MIMED-FMUP). Membro do Grupo Oncológico de Patologia Mamária, Patologia Colo-rectal e Patologia Esófago-gástrica. Membro do Centro de Referência de Cancro Esofágico e Cancro do Recto do CHUSJ. Participação como investigadora principal e co-investigadora em ensaios clínicos multicêntricos internacionais. Membro da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).
Deolinda Pereira

Deolinda Pereira

Deolinda Pereira
Deolinda Pereira
Especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica Mestrado em Oncologia Chefe de Serviço no Serviço de Oncologia do IPO-Porto Membro da direcção Colégio de Especialidade de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos. Co-fundadora do GPECO –Grupo Português de Estudos em Cancro do Ovário. Investigadora de vários ensaios clínicos internacionais. Investigação básica nas áreas do cancro da mama e carcinoma do ovário e colo do útero, nomeadamente na área da farmacogenómica. Docente do Mestrado de Oncologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Docente teórica da disciplina Farmacogenómica e Epidemiologia Molecular do Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Participação nos Consensos Nacionais de Senologia e Ginecologia Oncológica.
Diogo Alpuim Costa

Diogo Alpuim Costa

Diogo Alpuim Costa
Diogo Alpuim Costa
Coordenador da Unidade Funcional de Oncologia e do Hospital de Dia Médico do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida Médico Oncologista da CUF Oncologia (CUF Descobertas, Cascais e Sintra) NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2007). Capitão-Tenente Médico Naval (Marinha Portuguesa). Especialista em Oncologia Médica pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (2015). Competências da Ordem dos Médicos em Medicina Hiperbárica e Subaquática (2017) e em Medicina Militar (2021). Pós-Graduado em Saúde Militar I (2007), Medicina Desportiva (2011), Ciências da Dor (2011) e em Medicina Hiperbárica e Subaquática (2022). Fellowship na Unidade de Terapia Molecular do Cancro do Vall d’Hebron Institut d’Oncologia (2014). European Society for Medical Oncology (ESMO) Faculty Group for Head and Neck Cancer (2017-2021). Mestrado em Medicina Hiperbárica e Subaquática pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2º– Presente). Doutoramento em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa (4º – Presente).
Camillo Porta

Duarte Salgado

Duarte Salgado
Camillo Porta
Nota biográfica incompleta.
Edna Gonçalves

Edna Gonçalves

Edna Gonçalves
Edna Gonçalves
Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHUSJ, E.P.E. Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Presidente da Direção do Colégio da Competência em Medicina Paliativa da Ordem dos Médicos Especialista de Medicina Interna e Oncologia Médica, com Competência em Medicina Paliativa e Gestão de Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos
Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja
Eduardo Carqueja
Unidade Local de Saúde de São João, EPE Doutorado em Bioética. Pós-Graduado em Gestão de Serviços e Instituições de Saúde. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Diretor do Serviço de Psicologia da Unidade Local de Saúde de S. João, EPE (ULSSJ). Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Elsa Madureira

Elsa Madureira

Elsa Madureira
Elsa Madureira
Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica Doutorada e Mestre em Nutrição Clínica pela Universidade do Porto Nutricionista do Serviço de Nutrição do CHUSJ, responsável pelo apoio à consulta externa e interna de Oncologia, Cuidados Paliativos, Otorrino, Pneumo-Oncologia e membro de grupos multidisciplinares de decisão terapêutica. Integra as equipas de vários projetos e estudos nacionais e internacionais Autora e co-autora de vários trabalhos publicados. Revisora de revistas da área da Nutrição Membro de várias sociedades e associações científicas. Docente por convite de cursos de pré e pós graduação.
Emanuel Gouveia

Emanuel Gouveia

Emanuel Gouveia
Emanuel Gouveia
2015 – Present | Medical Oncology Attending Physician – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, Lisboa (Portugal) Palliative Care Attending Physician – Unidade de Cuidados Paliativos – Clínica S. João de Ávila (ISJD), Lisboa (Portugal) 2014 – Clinical Observe – The Royal Marsden Hospital, London (United Kingdom) Medical Oncology Resident – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG), Lisboa (Portugal) 2013 – Medical Oncology Resident – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, Lisboa (Portugal) Medical Oncology Resident – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG), Lisboa (Portugal) Palliative Care Fellow – Instituto de Tratamiento Integral de Cancer (ITIC) – Hospital Clinica Benidorm and Hospital Marina Baixa, Alicante, Comunidad Valenciana (Spain) Medical Oncology Resident – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, Lisboa (Portugal) 2011 – Medical Oncology Resident – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, Lisboa (Portugal) Medical Oncology Resident – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, Lisboa (Portugal) 2009 – General Resident – Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, SESARAM, Funchal, Madeira (Portugal)
Fátima Vaz

Fátima Vaz

Fátima Vaz
Fátima Vaz
Assistente Graduada Senior de Oncologia Médica, IPOLFG,EPE Master of Science (MSc, Bioética), Pos-Graduação em Gestão em Saúde Diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPOLFG,EPE Grupo Multidisciplinar Cancro da Mama,Ovario e Prostata Membro da Comissão Executiva da CEIC; membro da CATS e da Comissão de Ética do IPOLFG,EPE
Fernando Costa

Fernando Costa

Fernando Costa
Fernando Costa
Licenciatura em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Ano Comum do Internato Médico no Centro Hospitalar de Leiria Pombal, EPE. Internato complementar de Radioncologia no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE. Assistente hospitalar em Radioncologia no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil.. Diretor Clínico Serviço de Radioncologia na Atrys Portugal Centro Médico Avançado, Especialista em Radioncologia, com competências em Radioterapia Externa conformacional 3D, Radioterapia com intensidade modulada (IMRT), Radioterapia Volumétrica em arco (VMAT), Radioterapia guiada por imagem (IGRT), Radioterapia guiada pela superfície (SGRT), Radioterapia Estereotáxica Fracionada (SFRT), Radiocirurgia (SRS) e Radioterapia Estereotáxica corporal (SBRT). Adicionalmente, competências em Braquiterapia de alta taxa nomeadamente em ginecologia, mama, próstata e digestivo e em Braquiterapia de baixa taxa em patologia prostática com sementes de I125. Membro: ORDEM DOS MÉDICOS. Secção Regional do Norte (OM) ILUSTRE COLEGIO OFICIAL DE MÉDICOS DE VALENCIA (ICOMV) SOCIEDADE PORTUGUESA DE RADIOTERAPIA ONCOLOGIA (SPRO) EUROPEAN SOCIETY FOR THERAPEUTIC RADIOLOGY AND ONCOLOGY (ESTRO) AMERICAN SOCIETY FOR RADIATION ONCOLOGY (ASTRO) INTERNATIONAL LYMPHOMA RADIATION ONCOLOGY GROUP (ILROG) SOCIEDADE PORTUGUESA DE ONCOLOGIA (SPO) SOCIEDAD ESPAÑOLA DE ONCOLOGIA RADIOTERÁPICA (SEOR) PAEDIATRIC RADIATION ONCOLOGY SOCIETY (PROS)
Fernando Osório

Fernando Osório

Fernando Osório
Fernando Osório
MD, PhD Assistente Hospitalar Graduado / Consultor de Cirurgia Geral no Centro Hospitalar Universitário São João, Porto Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Coordenador do Grupo Oncológico de Mama no Centro Hospitalar Universitário São João Coordenador do Programa pGA>70 / Oncogeriatria no Centro Hospitalar Universitário São João Membro Fundador do Grupo de Trabalho de Oncologia Geriátrica (GTOG) da Sociedade Portuguesa de Oncologia Coordenador do Capítulo de Cirurgia Mamária da Sociedade Portuguesa de Cirurgia
Filipa Silva

Filipa Silva

Filipa Silva
Filipa Silva
– Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (2006-2012) – Internato médico do ano comum no Hospital de Cascais (2013) – Internato médico de formação específica em Oncologia Médica, Hospital da Luz Lisboa (2014-2018) – Estágio voluntário na Unidade de Cancro Ginecológico do Serviço de Oncologia do Hospital Vall D’ Hebron em Barcelona, Espanha (2016) – Estágio voluntário na Unidade de Melanoma do Serviço de Oncologia do New York University Hospital (2018) – Oncologista na Fundação Champalimaud, Unidade de Ginecologia (desde 2019) – Membro da Ordem dos Médicos (desde 2013), da Sociedade Portuguesa de Oncologia, da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (desde 2014), e da Sociedade Europeia de Ginecologia Oncológica (desde 2019)
Florinda Peito

Florinda Peito

Florinda Peito
Florinda Peito
Enfermeira no Centro Hospitalar e Universitário São João desde de 2006. Iniciou funções no serviço de internamento de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva, Estética e Maxilo-Facial onde permaneceu até 2019, tendo também desenvolvido funções na equipa de Gestão de Vagas. Seguidamente integrou a Unidade de Hospitalização Domiciliária até final de 2020, tendo posteriormente integrado a equipa de enfermagem do Hospital de Dia de Quimioterapia até ao momento. Encontra-se também a frequentar o 2º ano de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica.
Francisco Paralta Branco

Francisco Paralta Branco

Francisco Paralta Branco
Francisco Paralta Branco
Especialidade em Oncologia Médica no Hospital Beatriz Ângelo entre 2014 e 2019. Médico Oncologista no Hospital Beatriz Ângelo desde Abril de 2019 e no Centro Hospitalar de Setúbal desde Novembro de 2019. Coordenador da Oncologia Médica do grupo Joaquim Chaves Saúde desde 2022. Autor e co-autor de publicações em revistas nacionais e internacionais.
Gabriela Fernandes

Gabriela Fernandes 

Gabriela Fernandes 
Gabriela Fernandes
Maria Gabriela de Oliveira Fernandes exerce atividade profissional como assistente hospitalar com grau de consultor no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto, responsável pelo Grupo de Pneumologia Oncológica. Professora Auxiliar Convidada de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Colaboradora IPATIMUP/i3S. As suas áreas de maior interesse são o diagnóstico, estadiamento e tratamento de tumores torácicos e a pneumologia de intervenção. Participa em projectos de investigação na área de cancro do pulmão, em colaboração com o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e o i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde). Colabora no ensino de medicina, sendo assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), da European Respiratory Society (ERS), da International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) e da European Society of Medical Oncology (ESMO). Participa em ensaios clínicos e é autora ou co-autora de artigos científicos.
Gabriela Sousa

Gabriela Sousa

Gabriela Sousa
Gabriela Sousa
Diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO Coimbra, sendo a sua atividade assistencial maioritariamente dedicada ao tratamento de Tumores Urológicos e Cancro da Mama. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (triénio 2015-2017) e Presidente do seu Conselho Científico (Biénio 2018-2019). Vice presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia. Coordenadora Nacional, Investigadora Principal e co-investigadora de vários ensaios clínicos. Membro da ESMO e de grupos cooperativos de investigação: EORTC; SOLTI; GPGU Co-editora da revista Científica da Sociedade Portuguesa de Oncologia. Revisora da revista Ata Médica Portuguesa Coordenadora do Grupo de Tumores Hereditários da SPO.
Gil Gonçalves

Gil Gonçalves

Gil Gonçalves
Gil Gonçalves
Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Coimbra Conclusão do Internato de Cirurgia Geral em 1992 no Hospital de VN Famalicão Assistente Hospitalar no Hospital de Guimarães até Outubro de 1998. Adjunto da Direção Clínica. Diretor de Serviço de Cirurgia Geral desde Janeiro de 1998 no Hospital São Sebastião/CH Entre Douro E Vouga com alternância até 2012. Adj. de três Direções Clínicas. Coordenador do Centro de Referência HBP. Diretor de Serviço de Cirurgia Geral do CH VN Gaia/espinho de 1 de Março de 2020 a 31 Agosto de 2020. Setembro de 2020 início de funções na Fundação Champalimaud na Unidade Hepatobiliopancreática. Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Cirurgia entre Março de 2020 e Março de 2022.
Guy Vieira

Guy Vieira

Guy Vieira
Guy Vieira
Guy Vieira, nasceu em Moçambique, onde iniciou a sua formação académica da licenciatura em Medicina na Universidade Eduardo Mondlane, Concluída na Universidade de Coimbra, Especializou-se em Radioterapia, tendo realizado o internato complementar no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Coimbra, onde trabalhou como especialista até Maio de 2006. Em Junho de 2006 inaugura a Quadrantes Faro – Unidade de Radioterapia do Algarve, pertença do Grupo Joaquim Chaves, onde inicia as funções de Director da Unidade. Em Fevereiro de 2009 inaugura a Quadrantes – Unidade de Radioterapia do Funchal, pertença do Grupo Joaquim Chaves, onde colabora e ajuda a implementação e desenvolvimento da unidade em estreita colaboração com o Sesaram. Desde Fevereiro de 2021 que desempenha as funções de Director de Operações da Oncologia da Joaquim Chaves Saúde (7 unidades de Radioncologia e 1 de Oncologia Médica). Membro das principais sociedades científicas nacionais e internacionais, relacionadas com a oncologia no seu todo, foi fundador do grupo de estudos de cancro da cabeça e pescoço Português.
Hélder Mansinho

Hélder Mansinho 

Hélder Mansinho 
Hélder Mansinho
Director do Serviço de Oncologia do Hospital Garcia de Orta desde Julho de 2012. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1983. Entre 1987 e 1993 realizou o Internato de Medicina Interna no Hospital de S. Bernardo-Setúbal Realizou o Internato de Oncologia Médica no IPOFG-Lisboa entre 1994 e 1996. Internista e Oncologista no CHBM desde 1993 até Junho de 2012. Graduação em Medicina Interna em Maio de 1999. Graduação em Oncologia medica em Outubro de 2013. Assistente graduado Sénior em Oncologia em 2018. Presidente do Grupo de Investigação Cancro Digestivo até 2018 Membro e Presidente da assembleia geral do Grupo de Investigação Cancro Digestivo Membro da Sociedade Portuguesa de Oncologia Membro da Sociedade Europeia de Oncologia- ESMO Membro da Sociedade Médica dos Hospitais Distritais da Zona Sul. Editor da Revista Portuguesa de Oncologia. Colaborador do Grupo Português Génito-Urinário membro da EORTC. Participou em Múltiplas reuniões Científicas Nacionais e Internacionais como palestrante e moderador e têm várias publicações na área oncológica. Investigador e co-investigador em estudos Nacionais e Internacionais. Interesse nas áreas de patologia colo-rectal, urológica.

Helena Magalhães

Helena Magalhães
Nota biográfica incompleta.
Henrique Nabais

Henrique Nabais

Henrique Nabais
Henrique Nabais
Centro Clínico Champalimaud (CCC), Fundação Champalimaud – Lisboa Henrique Manuel Alves Nabais, Director da Unidade Multidisciplinar de Ginecologia Oncológica do CCC desde Maio de 2013. Actualmente é Presidente da Secção de Ginecologia Oncológica da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, elemento da Secção da Sub-especilaidade de Ginecologia Oncológica e cirurgião certificado pela SERGS e pela ESGO
Hugo Lucas

Hugo Lucas

Hugo Lucas
Hugo Lucas
Psicólogo Clínico da Unidade Cuidados Paliativos Instituto S. João de Deus – Lisboa e da Equipa Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos da ULS São José. É Mestre em Psicologia Clínica da Saúde, com Formação Avançada em Cuidados Paliativos. Pós-Graduado em Bioética pela FMUL e Especialista em Psicologia Clínica da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assistente Convidado tempo parcial da Esc. Superior Saúde de Leiria. Membro da Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.
Inês Brandão Rêgo

Inês Brandão Rêgo

Inês Brandão Rêgo
Inês Brandão Rêgo
Terminou o curso de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2012. Realizou o internato de Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia de Coimbra. Trabalha como especialista em Oncologia Médica desde 2020 no ULS São João dedicada às áreas do Cancro Colorretal, hepatobili-pancreatico e Cancro de Pulmão.
Inês Leão

Inês Leão

Inês Leão
Inês Leão
Inês Leão é oncologista no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e membro da Equipa ONCOMOVE® – Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia.
Isabel Morgado

Isabel Morgado

Isabel Morgado
Isabel Morgado
Abril 1997 – Centro de Saúde de Rio Tinto 1997 – 1998 Cuidados Intensivos de Cirurgia no Hospital São João 1998 – 2000: Cirurgia do Hospital São João 2000 até agora: Hospital Dia de Quimioterapia no Centro Hospitalar Universitário São João
Isabel Sousa

Isabel Sousa

Isabel Sousa
Isabel Sousa
2003 – 2009: Mestrado Integrado em Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2011-2015: Internato Específico em Oncologia Médica – Instituto Português de Oncologia Coimbra 2013-2021: Programa Doutoral em Medicina e Oncologia Molecular – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Desde 2016: Assistente Hospitalar de Oncologia Médica – Centro Hospitalar e Universitário de São João
Isália Miguel

Isália Miguel

Isália Miguel
Isália Miguel
Licenciada em Medicina pela Universitat de Barcelona (Hospital Clínic) Mestre em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica Portuguesa Pós-graduada em Genética e genómica na clínica pela Nova Medical School Assistente Graduada em Oncologia Médica
Jesus Garcia-Foncillas

Jesus Garcia-Foncillas

Jesus Garcia-Foncillas
Jesus Garcia-Foncillas
Jesus Garcia-Foncillas is the Director of the University Cancer Institute and the Department of Oncology at the Fundacion Jimenez Diaz University Hospital, Full Professor of Oncology at the Autonomous University of Madrid, and director of the Professorship on Molecular Individualized Medicine Autonomous University-Merck. He combines this with the roles of Director of the Translational Oncology Division at the Health Research Institute FJD-UAM (Autonomous University of Madrid) and Chairman of the Comprehensive Cancer Program of four University Hospitals at Madrid (Fundacion Jimenez Diaz University Hospital, Infanta Elena University Hospital, Rey Juan Carlos University Hospital and Villalba University General Hospital). Prof Garcia-Foncillas is also currently the President of ECO Foundation (Excellence and Quality in Oncology) and since June 2023 member of ASCO Cancer Care Delivery Council (CCDC). He is conducting many clinical trials from phase-1 to phase-3, and author of more than 310 articles (PubMed) and several books on Cancer.
Joana Augusto

Joana Augusto 

Joana Augusto 
Joana Augusto
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, curso 2000-2006. Internato do Ano Comum, Hospital Espírito Santo de Évora, 2007. Internato Complementar de Oncologia Médica, Hospital Espírito Santo de Évora, 2008-2014. Médica Assistente Hospitalar em Oncologia Médica: 2014-2015 Hospital Espírito Santo de Évora 2015-2018 Hospital Beatriz Ângelo Desde 2017 Hospital Distrital Santarém Desde 2018 Hospital Lusíadas Amadora
Joana Marinho

Joana Marinho

Joana Marinho
Joana Marinho
Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho Médica especialista em Oncologia Médica na Unidade local de Saúde Gaia e Espinho e doutorada em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade de Coimbra. Vice-presidente da Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO). É membro da MASCC e da International Society of Geriatric Oncology (SIOG), onde integra o Young SIOG Interest Group desde 2019.
Joana Rodrigues

Joana Rodrigues

Joana Rodrigues
Joana Rodrigues
2009: Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Co-imbra. 2010-2016: Internato Específico em Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia Coimbra. Desde 2017 que exerce funções como assistente hospitalar de Oncologia médi-ca no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
João Gramaça

João Gramaça

João Gramaça
João Gramaça
Formado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Internato Médico em Oncologia Médica no Centro Hospitalar Barreiro Montijo Actualmente Assistente Hospitalar em Oncologia Médica no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (local principal) e Centro Hospitalar Barreiro Montijo Pós Graduação em Doença Tromboembólica Venosa e Cancro na Universidad Católica de San Antonio de Murcia e Mestrado em Oncologia Molecular na Universidad Rey Juan Carlos – Madrid.
João Moreira Pinto

João Moreira Pinto

João Moreira Pinto
João Moreira Pinto
Hospital Beatriz Ângelo e Hospital da Luz Internato Complementar de Formação Específica em Oncologia Médica, Hospital Beatriz Ângelo (2015-2019) Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Hospital Beatriz Ângelo e no Hospital da Luz Lisboa (desde 2020) Participação como investigador e co-investigador em vários ensaios clínicos internacionais Autor e co-autor de diversas publicações e apresentações científicas em reuniões internacionais e nacionais
João Pedro Pires

João Pedro Pires

João Pedro Pires
João Pedro Pires
Formado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Ordem dos Farmacêuticos desde 2007. Atualmente, responsável pela Radiofarmácia PET do Serviço de Medicina Nuclear da Unidade Local de Saúde São João.
João Vargas Moniz

João Vargas Moniz

João Vargas Moniz
João Vargas Moniz
Assistente graduado Cirurgia Geral Coordenador Unidade Cirurgia da Mama Serviço de Cirurgia da Mama Instituto Português de Oncologia Lisboa Francisco Gentil Assistente Convidado cadeira Doente com Cancro da Nova Medical School Universidade Nova de Lisboa Cirurgião Hospital Lusíadas Lisboa
Joaquim Abreu Sousa

Joaquim Abreu de Sousa 

Joaquim Abreu de Sousa 
Joaquim Abreu Sousa
Director do Serviço de Oncologia Cirúrgica do IPO Porto. Responsável pela Clínica de Mama do IPO Porto. Professor convidado de Cirurgia do ICBAS da UP
Camillo Porta

José Barbosa 

José Barbosa 
Camillo Porta
Nota biográfica incompleta.
José Dinis

José Dinis

José Dinis
José Dinis
Assistente Graduado em Oncologia Médica – Instituto Português de Oncologia do Porto Responsável pela Unidade de Investigação Clínica do Instituto Português de Oncologia do Porto Concluiu a licenciatura em Medicina em 1991 no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Experiência como investigador em múltiplos ensaios clínicos
José Luís Fougo

José Luís Fougo

José Luís Fougo
José Luís Fougo
Director do Centro de Responsabilidade Integrada de Patologia Mamária do Centro Hospitalar Universitário São João Professor do Departamento de Cirurgia e Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
José Luís Passos Coelho

José Luís Passos Coelho

José Luís Passos Coelho
José Luís Passos Coelho
Diretor do Departamento de Oncologia no Hospital da Luz Lisboa desde 2006 Professor associado de Oncologia na Nova Medical School / Faculdade Ciências Médicas, Lisboa desde 2007 Formação: – Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1982) – Internato em Medicina Interna no Hospital Universitário Santa Maria em Lisboa (1986-1988) – Internato em Medicina Interna no University of Texas Southwestern Medical School ,Dallas, Texas, USA (1988-1991) – Especialização em Oncologia Médica, John Hopkins Oncology Center, Baltimore, Maryland, USA (1991-1994) – Mestrado em Science in Clinical Investigation, John Hopkins University School of Medicine and Johns Hopkins University School of Hygiene and Public Health , Baltimore, Maryland, USA (1995) – Doutoramento em Medicina, Especialidade Medicina Interna – Oncologia, pela Faculdade de Ciências Médicas, Lisboa (1998) Carreira Profissional -Chefe de Serviço do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (até 2006) – Diretor do Departamento de oncologia no Hospital da Luz Lisboa desde 2006 – Coordenador do Departamento de Oncologia do Hospital Beatriz Ângelo, Loures (de 2012 a 2021) – Autor e co-autor de mais de 50 publicações nacionais e internacionais – Áreas de Interesse: Cancro da Mama e tumores das células germinativas
José Palma dos Reis

José Palma dos Reis

José Palma dos Reis
José Palma dos Reis
ACTIVIDADE CLÍNICA . Director do Serviço de Urologia do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte, desde 2020 . Chefe de Serviço do Serviço de Urologia do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte, desde 2010 . Assistente Hospitalar Graduado do Serviço de Urologia do Hospital Pulido Valente, de 1999 a 2010 ACTIVIDADE ACADÉMICA E CIENTÍFICA . Assistente Convidado de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde 2008 . Presidente do Colégio da Especialidade de Urologia da Ordem dos Médicos, de 2009 a 2015 FORMAÇÃO . Grau de Consultor pela Carreira Médica Hospitalar, 1999 . Fellow do European Board of Urology, 1997 . Certificado de Competência em Medicina Farmacêutica pela Ordem dos Médicos, 1997 . Grau de Especialista em Urologia pela Ordem dos Médicos . Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, 1984
Judy Paulo

Judy Paulo 

Judy Paulo 
Judy Paulo
– Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) desde janeiro de 2018, onde integra atualmente o Grupo de Tumores Digestivos. Licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) em 2009 e concluiu o internato complementar em Oncologia Médica no IPOC. Concluiu o Mestrado em Investigação Biomédica na FMUC em 2012 na área de Mecanotransdução e Cancro. Completou em 2015 o Mestrado em Oncologia Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Ulm com um trabalho de investigação em proteómica e cancro colo-rectal. Prossegue com o estudo das moléculas de adesão e comunicação intercelular no cancro colo-rectal. Foi um dos elementos do Núcleo de Internos e Jovens Especialistas da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO). Atualmente elemento do grupo Cancer Hub – prevenção, uma iniciativa da AICIB
Laura García Estévez

Laura García Estévez

Laura García Estévez
Laura García Estévez
Chefe de Secção de Tumores de Mama, Coordenadora da Unidade Multidisciplinar de Mama 1990: Licenciatura em Medicina e Cirurgia. Universidad Autónoma de Madrid. 2000: Doutoramento em Medicina. Universidad Autónoma de Madrid com nota Cum Laude.
Leonor Matos

Leonor Matos

Leonor Matos
Leonor Matos
Médica Especialista em Oncologia Médica na Unidade de Mama da Fundação Champalimaud, Lisboa Mestrado integrado em Medicina e Mestrado em Cuidados Paliativos. Envolvida em múltiplos ensaios clínicos liderados por indústria e conduzindo ensaios de iniciativa do investigador, em Cancro de Mama, com enfoque nas áreas de qualidade de vida e exercício físico.
Liliana Barbosa 

Liliana Barbosa 

Liliana Barbosa 
Liliana Barbosa 
Nota biográfica incompleta.
Liliana Oliveira

Liliana Oliveira

Liliana Oliveira
Liliana Oliveira
Especialidade no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (Internato entre 2015-2019); Terminou a especialidade em 2020; Assistente Hospitalar desde 2020 no Serviço de Oncologia Médica do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, dedicada às áreas de tumores digestivos, genito-urinários e ginecológicos.
Lino Pinto

Lino Pinto

Lino Pinto
Lino Pinto
Desde início de carreira que trabalha em Hospitais privados na área de Hospitais de dia de Administração de quimioterapia. Desde 2015 que assumiu a função de enfermeiro coordenador da unidade de Oncologia do Hospital Lusíadas Porto.
Luciana Teixeira

Luciana Teixeira

Luciana Teixeira
Luciana Teixeira
Licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica, no Centro Hospitalar e Universitário de São João, EPE, desde julho de 2015 – experiência em Nutrição Clínica nomeadamente nos serviços de Oncologia Médica, Centro da Mama, Hemato-Oncologia, Patologia Respiratória do Sono, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia e Cuidados Paliativos; Membro dos grupos oncológicos multidisciplinares de cólon e reto e oncogeriatria; Revisora da revista de Alimentação Humana da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA), desde fevereiro de 2021.
Luís Costa

Luís Costa

Luís Costa
Luís Costa
Professor Associado de Medicina, Oncologia e Oncobiologia, FML-UL, Lisboa, Portugal e Responsável pelo Laboratório de Investigação em Oncologia Translacional no Instituto de Medicina Molecular (IMM). Atua como Diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa desde 2005.
Camillo Porta

Luís Graça 

Luís Graça 
Camillo Porta
Nota biográfica incompleta.
Lurdes Vendeira

Lurdes Vendeira 

Lurdes Vendeira 
Lurdes Vendeira
Licenciatura em Medicina em 1990 pela Faculdade de Medicina do Porto. Assistente Hospitalar de Radioterapia desde 1997. Iniciou funções no CHSJ em 1997. Assistente Hospitalar Graduada desde 2005. Desde 1997 responsável pelo tratamento de radioterapia nos Tumores da Cabeça e Pescoço Coordenadora da Consulta de Grupo Multidisciplinar de Tumores de Cabeça e Pescoço Presidente do Conselho Fiscal da Direcção do Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP) Participou, colaborou e orientou dezenas de trabalhos na área dos Tumores da cabeça e Pescoço
Mafalda Casa-Nova

Mafalda Casa-Nova

Mafalda Casa-Nova
Mafalda Casa-Nova
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2006. Realizou a especialidade em Oncologia Médica no Hospital de Santa Maria (CHLN) entre 2008 e 2013, tendo participado em vários trabalhos de investigação clínica na área da Oncologia Médica em colaboração com o Instituto de Medicina Molecular. Médica Oncologista no Hospital Beatriz Ângelo desde Julho de 2013 e no Hospital da Luz Oeiras desde Março de 2021, até à presente data, com dedicação preferencial ao Carcinoma da Mama e Tumores Ginecológicos. Responsável por Ensaios Clínicos Fase II/III na área de Carcinoma da Mama e Cancro do Ovário.
Manuela Fiuza

Manuela Fiuza

Manuela Fiuza
Manuela Fiuza
Profª Auxiliar e Assistente Hospitalar de Cardiologia da FML/HSM. Coordena a Consulta de Cardiologia do HSM/CHLN e é responsável pela Consulta de Cardio-Oncologia iniciada em 2015. É investigadora principal em vários projectos científicos e dos seguintes na área da Cardio-Oncologia: – TRACE-BC: Multidisciplinary approach to early detection of cardiotoxicity of oncologic treatment for breast cancer. – Breast cancer chemotherapy: sympathetic overexcitation as an earlier complementary biomarker of cardiotoxicity? – MEDIRAD EARLY-HEART Study: Early detection of cardiovascular changes after radiotherapy for breast cancer (Horizonte 2020)
Manuela Machado

Manuela Machado

Manuela Machado
Manuela Machado
Assistente graduada senior de Oncologia Médica, diretora do serviço de oncologia da ULS EDV, que dedicou a maior parte da sua vida clínica ao tratamento de doentes com cancros do aparelho digestivo.

Margarida Brito

Margarida Brito
Nota biográfica incompleta.
Maria Fontes

Maria Fontes

Maria Fontes
Maria Fontes
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde Norte em 2001; Especialista em Farmácia Hospitalar pela Ordem dos Farmacêuticos desde 2011; Iniciou funções no Centro Hospitalar Universitário São João em 2005, onde desenvolveu a sua atividade, maioritariamente, no Serviço de Oncologia, quer na Unidade Centralizada de Preparação de Citotóxicos, assim como na Farmácia de Ambulatório; Atualmente, exerce funções na Farmácia de Oncologia e integra a equipa responsável pela Consulta Farmacêutica.

Maria João Batista

Maria João Batista
Nota biográfica incompleta.
Maria João Guardado

Maria João Guardado

Maria João Guardado
Maria João Guardado
Maria João Marques Guardado, especialista em Radioncologia, formada no IPOFG de Coimbra, em 2015. Completou pós-graduação em Cuidados Paliativos em 2019 e concluiu o primeiro ano do Mestrado em Cuidados Paliativos em 2023. Atualmente exerce funções clínicas na Clínica de Radioncologia de Santarém e Centro Oncológico Dra. Natália Chaves no Grupo Joaquim Chaves Saúde e é a médica responsável na EIHSCP no Hospital Distrital de Santarém.
Maria Joaquina Maurício

Maria Joaquina Maurício

Maria Joaquina Maurício
Maria Joaquina Maurício
Exerce a sua atividade clínica no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto). É Assistente Graduada Sénior, Mestre em Oncologia. Responsável médica da área de patologia uro-oncológica. Várias publicações nacionais e internacionais e Investigadora principal de vários ensaios Clínicos.
Maria Teresa Faria

Maria Teresa Faria

Maria Teresa Faria
Maria Teresa Faria
Especialista em Medicina Nuclear desde 2006, Directora do Serviço de Medicina Nuclear da ULS São João, desde 2021. Membro da Direcção do Colégio da Especialidade de Medicina Nuclear da Ordem dos Médicos, entre 2006 e 2017, e desde 2023. Secretária-Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear, entre 2010 e 2014. Doutoramento em Medicina pela FMUP em 2022. Professora auxiliar convidada do Departamento de Medicina da FMUP, desde 2022. Membro da Comissão Científica do programa doutoral em Medicina da FMUP, desde 2023. Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso do Programa Doutoral em Medicina, desde 2023.
Maria Teresa Neves

Maria Teresa Neves

Maria Teresa Neves
Maria Teresa Neves
Oncologista no Hospital São Francisco Xavier. Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Pós graduação em Dor pela Universidade Católica Portuguesa. Autora, co-autora e revisora de diversas publicações científicas nacionais e internacionais. Co-investigadora em diversos Ensaios Clínicos.
Mariana Costa

Mariana Costa

Mariana Costa
Mariana Costa
Completou o internato em Oncologia Médica no CHUSJ em Março 2023. Atualmente a trabalhar no Hospital Distrital de Santarém. Tem especial interesse na avaliação holista do doente oncológico, sendo aluna do Mestrado de Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina do Porto.
Mariana Malheiro

Mariana Malheiro

Mariana Malheiro
Mariana Malheiro
Licenciada em Medicina na Universidade do Minho em 2008. Internato Médico realizado no Hospital São Francisco Xavier (HSFX). Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Hospital CUF Tejo e HSFX. Membro da direção Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT) e o Grupo de Investigação em Cancro Digestivo (GICD). Responsável pela Investigação no HSFX. Áreas de Interesse em Tromboembolismo venoso, imuno-oncologia, cancro de pele, genito-urinário e pulmão.
Marina Cazzaniga

Marina Cazzaniga

Marina Cazzaniga
Marina Cazzaniga
Formada em medicina em 1992 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Milão e especializou-se em Oncologia Médica quatro anos depois. Fellow de 1992 a 1996 na Unidade de Oncologia do Hospital San Gerardo em Monza e no Instituto Nacional do Cancro de Milão, em 1999 tornou-se Diretora Assistente a tempo integral no Hospital Treviglio, sendo Responsável pelos Ensaios de Cancro de Mama e Responsável de Qualidade da Unidade de Oncologia. Em 2007, tornou-se Diretora Adjunta a tempo integral do Hospital San Gerardo de Monza, onde ainda atua como Chefe da Unidade do Hospital de Dia Oncológico e Responsável pelo Gabinete de Operação de Ensaios Clínicos. Em 2011, tornou-se professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade de Milão-Bicocca para o curso de Oncologia Médica e em 2012 professora adjunta da Escola Universitária de Clínica Geral da mesma Universidade. Desde novembro de 2019, é Professora assistente de Oncologia da Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Milão Bicocca e Delegada científica da ASST no BiCRO – Bicocca Clinical Research Office. Esteve envolvida em mais de 100 ensaios clínicos principalmente na área do cancro da mama como Investigadora Principal, Coordenadora Científica de estudos nacionais e internacionais e membro do IDMC de 3 ensaios clínicos em cancro da mama. Autora e coautora de vários artigos e de mais de 100 comunicações científicas, oradora ou moderadora em congressos nacionais e internacionais, coordenadora científica da rede italiana HERMIONE, uma rede independente que realiza ensaios sobre o cancro da mama e desde fevereiro de 2018 presidente da “international School of metronomic chemotherapy – ISMe”, uma escola de e-learning que visa a difusão do conhecimento na área de quimioterapia metronômica.

Marina Gonçalves

Marina Gonçalves
Nota biográfica incompleta.
Mário Fontes Sousa

Mário Fontes e Sousa

Mário Fontes e Sousa
Mário Fontes Sousa
Especialista em Oncologia Médica, atualmente a exercer no Hospital CUF Tejo e Hospital S. Francisco Xavier, Lisboa. Doutorado em Medicina e Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina do Porto. Internato Formação Específica no IPO Porto. Mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autor, co-autor e revisor de publicações em revistas nacionais e internacionais indexadas. Co-investigador em diversos ensaios clínicos.
Marta Almeida

Marta Almeida

Marta Almeida
Marta Almeida
Assistente Graduada de Oncologia Médica no Hospital de Braga, local onde se encontra a trabalhar desde o início do Internato de Formação Específica. As suas áreas de trabalho são: Tumores da Mama, Sistema Nervoso Central, Cabeça e Pescoço e Pele não melanoma, integrando o corpo clínico das Reuniões Multidisciplinares destas patologias. Colabora em diferentes ensaios clínicos, como investigadora principal e sub-investigadora, nas áreas de Tumores de Cabeça e Pescoço, Mama e Sistema Nervoso Central. É pós-graduada nos cursos: Competências em Comunicação Clínica, Imuno-Oncologia e Cuidados Paliativos. Atualmente, faz parte dos grupos de trabalho Adultos Jovens e Revisores da Revista da Sociedade Portuguesa de Oncologia.
Marta Carriço

Marta Carriço

Marta Carriço
Marta Carriço
Marta Carriço é nutricionista no Hospital da Luz Lisboa onde se dedica à área da oncologia e gastroenterologia. De 2017 a 2023, desempenhou funções na Fundação Champalimaud, tendo sido responsável pelo apoio nutricional nos doentes oncológicos e integrado o programa de investigação ONCORISCO. Marta é ainda professora convidada em ensino pós-graduado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Porto.
Marta Sousa

Marta Sousa

Marta Sousa
Marta Sousa
Assistente Graduada de Oncologia Médica na Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE, onde exerce atividade clínica desde junho de 2011, com áreas de maior interesse em tumores da mama e ginecológicos. Oncologista Médica do Hospital Lusíadas Porto desde janeiro de 2022 Diretora do Serviço de Oncologia Médica da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE, desde 01 de julho de 2019 Membro do Centro Académico e Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro

Marta Vaz Batista 

Marta Vaz Batista 
Nota biográfica incompleta.
Matilde Salgado

Matilde Salgado

Matilde Salgado
Matilde Salgado
Licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciência de Abel Salazar em 2005. Inscrita na Ordem dos Médicos com o número 45208. Ano Comum em 2006 no Centro Hospitalar Universitário do Porto. Formação Específica em Oncologia Médica de 2007 a 2012 no Centro Hospitalar Universitário São João. Assistente Hospitalar na Unidade Local de Saúde de Matosinhos – Hospital Pedro Hispano desde Maio de 2013. Diretora do Serviço de Oncologia Médica do Hospital Pedro Hispano.
Miguel Barbosa

Miguel Barbosa

Miguel Barbosa
Miguel Barbosa
Diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ). Coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital Lusíadas Porto. Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Responsável do Hospital de Dia Oncológico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Pós-graduação em Medicina da Dor. Pós-graduação em Cuidados Paliativos. Membro da Comissão de Coordenação Oncológica do CHTMAD. Elemento fundador da Reunião de Grupo Oncológico de Patologia Mamária do CHTMAD. Elemento fundador da Reunião de Grupo Oncológico de Tumores Ginecológicos do CHTMAD. Elemento fundador da Reunião de Grupo Oncológico de Tumores da Cabeça e Pescoço do CHTMAD. Elemento do Grupo COP (Cuidados Prestados aos Doentes) do CHTMAD no âmbito do processo de acreditação pela Joint Commission International. Secretário da Direção do Grupo de Estudos de Cancro e Trombose. Membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Membro da Sociedade Europeia de Oncologia Médica. Membro da Sociedade Portuguesa de Oncologia.
Miguel Martin

Miguel Martin

Miguel Martin
Miguel Martin
Diretor do Serviço de Oncologia do Hospital Universitario Gregorio Marañón, Presidente de GEICAM e Professor de medicina na universidad complutense de Madrid. Investigador/ Co-investigador de vários estudos clinicos nomeadamente nas áreas de Tumores da Mama. Publicação vasta na área do cancro da mama em revistas nacionais e internacionais. Membro das mais importantes sociedades ligadas à área de interesse.
Nuno Bonito 

Nuno Bonito 

Nuno Bonito 
Nuno Bonito 
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Mestre em Oncologia Clínica pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Assistente Hospitalar Graduado de Oncologia Médica a exercer funções no Instituto Português de Oncologia de Coimbra. Competência em Emergência Médica pela Ordem dos Médicos. Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – AESE Business School.
Nuno Couto

Nuno Couto

Nuno Couto
Nuno Couto
Oncologista Médico a exercer funções na Unidade de Tumores Digestivos da Fundação Champalimaud desde 2015. Aí desenvolve trabalho clínico com foco na área dos tumores pancreatobiliares, é ainda responsável pela implementação e condução dos ensaios clínicos em curso na Unidade. Desenvolve ainda trabalho em articulação com diversos Laboratórios do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud tendo terminado o seu Doutoramento em 2023 com trabalho no desenvolvimento de novos biomarcadores para seguimento de doentes com Adenocarcinoma do Pâncreas metastizado aplicando Vesículas Extracelulares.
Nuno Teixeira Tavares

Nuno Teixeira Tavares

Nuno Teixeira Tavares
Nuno Teixeira Tavares
Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do Serviço de Oncologia Médica e do Centro de Responsabilidade Integrada de Mama do Centro Hospitalar Universitário de São João
Paulo Cortes

Paulo Cortes

Paulo Cortes
Paulo Cortes
Coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Lusíadas Lisboa. Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) (2018-2019). Representante de Portugal na European Society of Medical Oncology (ESMO) (2012-2018). Membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Senologia.
Paulo Costa

Paulo Costa

Paulo Costa
Paulo Costa
Especialidade: Radioncologia Unidades Hospitalares (coordenação clínica): • Hospital de Braga • CUF Porto Instituto Formação Académica: • Especialista em Radioncologia desde Julho de 1999 • Membro da direção do Colégio de Radioterapia na Ordem dos Médicos, e coordenador da Secção Norte entre Agosto de 2006 e Agosto de 2009 • Membro do grupo de trabalho nomeado pela Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas para a elaboração do Documento Estratégico da Radioterapia em Portugal para a próxima Década em Novembro de 2008 • Membro do Grupo de trabalho ratificado pelo Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos para a elaboração do Manual de Boas Prácticas em Radioterapia, aprovado por despacho da Ministra da Saúde em 1 de Julho de 2009 • Membro do Grupo de trabalho que elaborou as Guidelines Portuguesas para o Tratamento do Cancro do Pulmão, sob os auspícios da Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas – Ministério da Saúde (Março de 2007) • Diretor do Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE entre Setembro de 2009 e Janeiro de 2012 • Diretor do Serviço de Radioterapia do Hospital de Braga e Coordenador da unidade de Radioterapia do Instituto CUF/Hospital CUF Porto desde Fevereiro de 2012 • Membro da direção do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão desde Janeiro de 2013 • Membro do grupo de peritos nomeados para elaboração das Normas de orientação clínica em Cancro do Pulmão pela Direção Geral de Saúde em Julho de 2013 Atividade Clínica: • Implementação das técnicas de Radiocirurgia Intracraneana, desde Outubro de 2004, na Clínica de Radioterapia do Porto até á actualidade no departamento de Radioncologia Dr. Júlio Teixeira. Outras Actividades: • Coordenação da primeira unidade dedicada de estereotaxia e radiocirurgia (intra e extracraneana) CyberKnife® em Portugal no departamento de Radioncologia Dr. Júlio Teixeira – Instituto CUF Porto
Paulo Linhares

Paulo Linhares

Paulo Linhares
Paulo Linhares
Professor Auxiliar Convidado da FMUP Assistente Hospitalar Graduado de Neurocirurgia Coordenador da Unidade de Neuro-oncologia do Serviço de NC do CHSJ Coordenador do Grupo Oncológico de Patologia do Sistema Nervoso Central Coordenador da Unidade de Tumores Cerebrais, Instituto CUF Porto
Pedro Fernandes

Pedro Fernandes

Pedro Fernandes
Pedro Fernandes
Assistente Hospitalar de Cirurgia Torácica – Unidade Funcional de Cirurgia Torácica do Serviço de Cirurgia Cardio-Torácica do Centro Hospitalar Universitário de São João Assistente Hospitalar de Cirurgia Torácica desde 2018, sendo fundador em 2020 e actual Responsável da Unidade Funcional de Cirurgia Torácica do Serviço de Cirurgia Cardio-Torácica do Centro Hospitalar Universitário de São João. Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Membro da Comissão Científica de Cirurgia Torácica do Grupo de Estudo do Cancro do Pulmão. Membro do Thoracic Surgery Editorial Board of Portuguese Journal of Cardiac Thoracic and Vascular Surgery. Com área de interesse em cirurgia minimamente invasiva (VATS Uniportal) e em ressecções pulmonares sublobares no tratamento de patologia oncológica torácica.
Pedro Soares

Pedro Soares

Pedro Soares
Pedro Soares
Formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 2007. Farmacêutico hospitalar desde 2008 (especialista desde 2016). Diretor dos Serviços Farmacêuticos do CHUSJ. Membro do Conselho do Colégio da Especialidade em Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos desde 2018.
Raquel Guimarães

Raquel Guimarães

Raquel Guimarães
Raquel Guimarães
Psicóloga Clínica no Centro Hospitalar de S. João – E.P.E. Licenciatura em Psicologia no Instituto Superior da Maia – ISMAI. Especialização em Intervenção Sistemática e Terapia Familiar. ÁREAS DE INTERESSE: Intervenção sistémica e Terapia Familiar.
Renato Cunha

Renato Cunha

Renato Cunha
Renato Cunha
Assistente hospitalar em Oncologia Médica no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Membro do Núcleo de Internos e Jovens Especialistas da SPO.
Ricardo Pinto

Ricardo Pinto

Ricardo Pinto
Ricardo Pinto
Assistente Hospitalar de Imuno-Hemoterapia na Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho Responsável Médico pelos Laboratórios de Imuno-Química, Biologia Molecular e Banco de Sangue da ULSGE Membro da Direção do GESCAT – Grupo de Estudos de Cancro e Trombose Palestrante em inúmeros congressos, reuniões nacionais e internacionais na área da trombose e Patient Blood Management Investigador em ensaios clínicos na área da trombose associada a cancro
Rita Sousa

Rita Sousa

Rita Sousa
Rita Sousa
Rita Teixeira de Sousa obteve o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa desde 2008. Realizou especialidade de Oncologia Médica no Centro Hospitalar Lisboa Norte durante o período de 2010 a 2014. Desde Abril de 2015 é assistente hospitalar no serviço de oncologia médica do CHLN. Exerce ainda funções no Serviço de Oncologia Médica do Hospital dos Lusíadas. Tem como áreas de interesse cancro da mama, melanoma maligno e tumores ginecológicos. É ainda Assistente Convidada das Disciplinas de Oncobiologia e Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tendo ainda colaborado na leccionação do “Mestrado em Oncobiologia 2012/2013 e 2014/2015” do Centro Académico de Lisboa. Colabora ainda com a unidade de investigação aplicada em oncologia no Instituto de Medicina Molecular, colaborando em vários projectos de Ciência Translational na área de biomarcadores com especial ênfase no Melanoma Maligno e tumores da Mama. Obteve a Certificação pela Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO) em 2015, sendo membro da ASCO (“American Society of Clinical Oncology”), ESMO (“European Society of Medical Oncologists”) e SPO (Sociedade Portuguesa de Oncologia). Colabora activamente como co-investigadora e investigadora principal em diversos ensaios clínicos internacionais.
Rui Carneiro

Rui Carneiro

Rui Carneiro
Rui Carneiro
Médico da Especialidade de Medicina Interna Competência em Medicina Paliativa da Ordem dos Médicos Pós-Graduado em Medicina da Dor pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Doutorando em Ciências Médicas do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Universidade do Porto Coordenador do Núcleo de de Estudos em Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna Hospital da Luz – Arrábida, Vila Nova de Gaia
Rui Dinis

Rui Dinis

Rui Dinis
Rui Dinis
Professor Associado da Universidade de Évora Departamento de Ciências Médicas e da Saúde Director de Serviço de Oncologia Médica – HESE Carreira hospitalar Diretor do Serviço de Oncologia Médica do Hospital do Espírito Santo de Évora desde 2015. Coordenador Regional de Oncologia na ARS Alentejo desde 2016. Carreira académica Professor Associado Convidado no Departamento de Ciências Médicas e da Saúde da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora. Doutoramento pela Universidade de Évora, após a defesa pública em 6.2.2023 da tese intitulada:“IDENTIFICAÇÃO DE MUTAÇÕES GERMINAIS ASSOCIADAS A CANCRO DA MAMA HEREDITÁRIO E CANCRO GÁSTRICO DIFUSO NO ALENTEJO”. Pós-graduado em Genética Clínica em 2021 pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduado em Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde do ISCTE Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa em 2022. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2002.
Sandra Bento

Sandra Bento

Sandra Bento
Sandra Bento
Sandra Cristina da Conceição Bento, especialidade de Oncologia Médica, no IPOFG de Lisboa, em 2003. Competência em Gestão de Unidades de Saúde em 2009. Desde Março de 2003 oncologista no Hospital de Santarém, onde é diretora do Serviço de Oncologia. Assistente Hospitalar na Consulta de Risco Familiar de Tumores da Mama, Ovário e Próstata, do IPOFG de Lisboa. Membro da ESMO, SPO e SPS. Membro dos orgãos sociais do GICD.
Sandra Custódio

Sandra Custódio

Sandra Custódio
Sandra Custódio
Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho, desde junho de 2015, onde integra os Grupos Multidisciplinares de Urologia Oncológica e de Tumores Digestivos. Licenciou-se em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto em julho de 2005. Concluiu o internato complementar em Oncologia Médica em março de 2012, no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. Foi Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do Centro Hospitalar do Médio Tejo de junho de 2012 a janeiro de 2013, e do Centro Hospitalar Tondela Viseu de fevereiro de 2013 a junho de 2015. Membro da Direção da Associação de Investigação e Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO). Membro da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Grupo Português Genito-Urinário, Grupo de Estudos de Cancro Digestivo, European Society of Medical Oncology, European Urology Association.
Sara Meireles

Sara Meireles

Sara Meireles
Sara Meireles
Licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto em 2007. Especialidade em Oncologia Médica no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e pela Ordem dos Médicos em 2014. Assistente Graduada de Oncologia Médica no CHUS Membro do Grupo Oncológico de Patologia Urológica, do Grupo Oncológico de Patologia Pancreática e Hepato-biliar e do Grupo de Doença Peritoneal do CHUSJ. Membro dos Centros de Referência de Cancro do Testículo e Hepatobilio-pancreático do CHUSJ. Assistente Convidada do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto desde 2018. Admitida no Programa Doutoral de Medicina e Oncologia Molecular no ano letivo de 2018/2019. Integra o Grupo de Investigação do i3S/IPATIMUP “Cancer Signalling & Metabolism”. Certificação europeia pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) em 2014. Participação como investigadora principal e co-investigadora em ensaios clínicos multicêntricos internacionais nas áreas oncológicas de urologia e hepatobilio-pancreática. Membro da Sociedade Portuguesa de Oncologia e da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).
Sérgio Barroso

Sérgio Barroso

Sérgio Barroso
Sérgio Barroso
Resumo Curricular • Desde Outubro de 2017, Diretor Clinico e Coordenador da Unidade de Oncologia da Clínica de Santo António / Grupo Lusíadas Saúde, Reboleira, Lisboa. • Fevereiro a Outubro de 2017, foi diretor clínico da Lenitudes Medical Center & Research, Santa Maria da Feira, Porto. • Julho 2015 a Janeiro de 2017, foi Therapeutic Area Leader de Hemato-Oncologia na Janssen-Portugal, companhia farmacêutica do grupo Johnson&Johnson. • Junho de 2007 a Junho de 2015, foi diretor do Serviço de Oncologia Médica do Hospital do Espírito Santo – Évora. • Dezembro de 2006 a Junho de 2015, foi Coordenador Regional de Oncologia da ARS do Alentejo, sendo responsável pela coordenação das Unidades de Oncologia dos hospitais da região. • Julho de 2000, Especialista em Oncologia Médica, tendo realizado o internato complementar no Instituto Português de Oncologia de Lisboa. • Setembro de 1990, licenciatura em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Sociedades Médicas & Grupos de Investigação • Membro fundador do Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT), sendo seu presidente desde Julho de 2017. • Secretário do Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (GICD) desde 2006 e presidente do mesmo de 2012 a Junho de 2015. • Membro fundador e dos corpos sociais do Intergrupo Português de Melanoma (IGPM) de 2012 a Junho de 2015. • Membro da Sociedade Portuguesa de Oncologia desde Fevereiro de 2000 e Vogal da Assembleia Geral desde 2006 a 2015. • Membro de várias sociedades científicas: ASCO (American Society of Clinical Oncology), ESMO (European Society of Medical Oncology), SPO (Sociedade Portuguesa de Oncologia); GPGU – EORTC (Grupo Português Génito-Urinário- European Organization for Research and Treatment of Cancer).
Sofia Amorim Oliveira

Sofia Amorim Oliveira

Sofia Amorim Oliveira
Sofia Amorim Oliveira
2009: Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra 2010: Ano comum do Internato Médico no Hospital Santa Maria Maior, Barcelos. Entre 2011 e 2015: Internato Complementar de Oncologia Médica no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Santa Maria da Feira. Desde 2016: Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, no Serviço de Oncologia Médica. Oncologista Médica Lusiadas Braga e Atrys Centro Médico Avançado
Sónia Cabral

Sónia Cabral 

Sónia Cabral 
Sónia Cabral
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: A exercer funções de nutricionista, com a categoria de Assistente Principal, no Serviço de Nutrição e Alimentação do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil, Centro Regional de Oncologia do Porto (IPOFG CROP EPE). Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil Rua Dr. António Bernardino de Almeida Porto Serviço de Nutrição e Alimentação Nutricionista – Ordem dos Nutricionistas, nº cédula profissional – 1200N Nutrição Clínica – Oncologia Cirúrgica, Oncologia Médica,, Cuidados Intensivos e Intermédios, Consulta de Nutrição/Endocrinologia/Radioterapia/por Chamada. Formação interna e externa. Orientadora de estágios pré-graduados, profissionais e pós graduados. FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL: Licenciatura em Ciências da Nutrição. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto. Participação activa em reuniões científicas na área da Nutrição Clínica a nível Nacional e Internacional. Curso de Formação Pedagógica de Formadores – 98 horas. Associação Nacional das Empresárias (ANE), certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). OUTRAS ACTIVIDADES: Docente (2015 até à data) da Universidade Fernando Pessoa – Unidade Curricular Anual – Patologia e Dietoterapia I e II. Docente (2010 até 2013) da CESPU – Unidade Curricular Semestral – Nutrição Hospitalar e Artificial. Docente (2010 até 2013) da CESPU – Unidade Curricular Semestral – Nutrição Hospitalar e Artificial. Docente (2008 até 2012) da Universidade Católica Portuguesa – Unidade Curricular Semestral – Avaliação Nutricional. Nutricionista (2004 até 2013) no Hospital Privado da Trofa – Consulta Externa de Nutrição e Internamento. Colabora como docente convidada pela FCNAUP e pela Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz para lecionar no Mestrado de Nutrição Clinica. APNEP – Vice-presidente e formadora do Grupo de Estudos da Desnutrição. Pertence à Associação para Estudo da Medicina Cuidados Intensivos Oncologia – (APEMCIO) Pertence à Associação dos Limitados da Voz – Assembleia Geral – 1º Secretário Membro e formadora do Grupo de Infeção e Sépsis. Pertence ao Grupo de Investigação do Cancro Digestivo.
Susana Samico

Susana Samico

Susana Samico
Susana Samico
Atividade Clínica: Desde 2002 que exerce funções de Psicóloga Clínica no Centro Hospitalar Universitário de São João, no serviço de Oncologia Médica Doutoranda no Programa Doutoral em Sexualidade Humana. Tem participado em reuniões nacionais e internacionais na área da psico-oncologia, do luto, da sexologia clínica e terapia de casal Formação Académica: Licenciada desde 2002, área de especialização em Psicologia da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (F.P.C.E.U.P.). Em 2006 efetuou uma Pós-graduação em “Supervisão Clínica na Intervenção em Psicologia da Saúde”, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2007 efetuou uma Pós-graduação em Sexologia Clínica, realizada na Universidade de Coimbra pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, tendo-me conferido o grau de especialista em terapeuta sexual. No mesmo ano fez Mestrado em Psicologia da Saúde, na área da Oncologia, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.